
As 5 melhores pastelarias em Coimbra e arredores
Coimbra é famosa pelos seus conventos e mosteiros.
Do mosteiro de Celas, do convento de Sant’Anna, do mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Nova, do mosteiro de Lorvão, do convento da Nossa Senhora da Natividade, em Tentúgal ou do Real Colégio das Ursulinas, da vila de Pereira saíram alguns dos mais famosos doces portugueses de todos os tempos.
A melhor doçaria conventual de Coimbra
Nessas casas religiosas, as claras de ovos eram utilizadas para engomar a roupa, pelo que havia grandes quantidades de gemas que foram aproveitadas para a doçaria conventual, dando origem a inúmeras receitas.
Na Idade Média, o mel era o principal adoçante utilizado na cozinha conventual, mas, a partir da exploração da cana-de-açúcar no Brasil, nos séculos XV e XVI, o açúcar passou a estar disponível em maior quantidade e a preço mais reduzido. Assim, para além de medicamento, passou a ser um ingrediente comum nas receitas de doces, substituindo o mel, contribuindo para o desenvolvimento da doçaria conventual, não só em Coimbra, mas por todo o país, onde predominam os doces à base de gema de ovo.
1. Pastelaria Briosa
Situada na principal zona pedonal de Coimbra, destaca-se pelo café, doçaria conventual e excelente esplanada.
É costume ver os turistas a fotografarem os muitos pastéis expostos nas suas montras, particularmente os enormes Suspiros feitos com claras de ovos e açúcar.
MORADA: Largo da Portagem, Coimbra.
CONTACTO: 239 821 617
2. Pastelaria Vasco da Gama
A marca Vasco da Gama teve início em 1979, num estabelecimento situado na rua Mouzinho de Albuquerque, no Bairro Norton de Matos. Este funcionava como um minimercado, mas onde se comercializavam produtos de pastelaria e padaria.
Possui atualmente uma unidade de produção na zona industrial de Taveiro e cinco estabelecimentos abertos ao público, nos quais o difícil é escolher o que comer, pois tudo é um regalo para a vista e para o palato.
MORADA: Avenida João das Regras (em frente ao Portugal dos Pequenitos).
CONTACTO: 239 441 449
3. Pastelaria O Afonso
N’O Afonso (em Coimbra ou Tentúgal) podemos deliciar-nos com uma das maravilhas da doçaria conventual portuguesa: o Pastel de Tentúgal, com as suas finíssimas e estaladiças folhas de massa filo e o distinto recheio de ovos que fazem uma combinação única e que deve ser apreciada até à última migalha.
Para além do pastel, aconselha-se a Queijada de Tentúgal, a Barriga de Freira e os chás (infusões) de confecção própria.
MORADA: Rua Gen. Humberto Delgado 412 Loja 4, Coimbra.
CONTACTO: 239 781 057
4. Pastelaria A Pousadinha
A Pousadinha, situada em Tentúgal e, com 30 anos de experiência, dispõe de fabrico próprio artesanal da doçaria conventual típica da região e inspirada nas receitas das freiras do Convento das Carmelitas do séc. XVI.
O seu balcão é um hino à variedade e à doçaria. Nele podemos encontrar o Pastel de Tentúgal, a Queijada de Tentúgal, a Barriga de Freira, a Maminha de Freira, a Espiga de Montemor, o Lacinho do Convento, o Barquinho de Amêndoa, a Noviça, etc., que lhe valeram já uma série de prémios regionais e nacionais de doçaria.
Se entender que o que listei não é suficiente, descanse pois há muito mais.
MORADA: Rua da Doçaria Conventual 776 (EN 111), Tentúgal.
CONTACTO: 239 951 158
5. Restaurante Manjar do Tojal
Situado na vila de Pereira, recomenda-se vivamente pela sua principal especialidade doceira: a Queija de Pereira.
Diferente da Queijada de Tentúgal, que no formato, quer no sabor, é uma daquelas especialidades que vale bem uma deslocação a esta vila que, para além disto, tem outros pontos de atração.
Tome atenção que o Manjar do Tojal parece uma vivenda pelo que pode passar despercebido a quem vai de carro.
Refira-se que algumas pastelarias de Coimbra vendem as queijadas do Manjar do Tojal.
MORADA: Rua do Tojal 62, Pereira.
CONTACTO: 239 645 179