As 8 Melhores Esplanadas em Coimbra
Oito esplanadas a não perder em Coimbra
Coimbra, cidade universitária por excelência, antiga Aeminium romana, tem algumas esplanadas que merecem a sua visita. Veja quais as 8 melhores esplanadas de Coimbra!
1. Boutique Hotel Sapientia
Situada dentro do Sapientia Boutique Hotel, no antigo Centro Universitário Manuel da Nóbrega dos Jesuítas, em plena Alta Património da Humanidade, tem uma esplanada única em Coimbra porque a vista é de 360 graus e indescritível.
Aí se pode beber um simples café ou chá, ou fazer uma das experiências que o hotel propõe, como o romântico jantar Cheio de Estrelas.
O Sapientia tem como sócio um conhecido músico de Coimbra: André Sardet.
Está aberta ao público apenas entre as 19h30 e as 22h.
Morada: Rua José Falcão, 4, Coimbra
Contacto: 239 151 803
2. Restaurante Loggia
Espaço situado no Museu Nacional de Machado de Castro, oferece uma perspetiva notável sobre a parte da Alta, Património Mundial da Humanidade da UNESCO, além da perspetiva da cúpula da Sé Velha.
O Loggia funciona como bar e restaurante, com refeições a la carte, buffet (ao almoço) e brunch aos domingos.
Está aberto das 10h às 22h30 (excepto terças-feiras e domingos em que fecha às 18h). Está fechado às segundas.
Refira-se que a cozinha está a cargo do Restaurante Arcadas, da Quinta das Lágrimas.
Aconselho vivamente o “Pão-de-ló”, o melhor do país, que apenas se pode degustar aqui e na Quinta das Lágrimas.
Morada: Largo Dr. José Rodrigues, Coimbra
Contacto: 239 853 076
3. Baloiço Bar
Situa-se dentro dos jardins do Seminário Maior de Coimbra, num local onde as pessoas se costumam deslocar para tirar fotografias no baloiço, em local com vistas privilegiadas sobre o Mondego e Santa Clara.
Perto do baloiço, abriu um pequeno bar, numa casa pré-fabricada, onde se pode tomar um café, saborear um “Gelado de Portugal” ou beber uma cerveja fresquinha, enquanto se aprecia a magnífica paisagem que deleita os nossos olhos, sentados numa das mesas ou banquinhos de madeira aí existentes.
Morada: Rua Vandelli, 2, Coimbra
Contacto: 962 826 855
4. Galeria de Santa Clara
A Galeria de Santa Clara situa-se em Santa Clara, junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, com entrada na rua lateral ao Portugal dos Pequeninos, pelo que, o avistamento da cidade é como uma foto de postal vista da margem esquerda do rio Mondego.
A Galeria tem várias salas, interiores e exteriores, e está aberto das 13h às 2h (3h às sextas e Sábados).
Além de aperitivos com tapas e cocktails, servem almoços e jantares que, em algumas mesas, podem ser degustados debaixo de uma latada.
Por norma, têm exposições e instalações para ver e, aos fins de semana, DJ set.
Morada: Rua António Augusto Gonçalves, 67, Coimbra
Contacto: 239 441 657
5. Self-Service Instituto de Justiça e Paz
Situado ao cimo da Couraça de Lisboa, mesmo junto à Universidade de Coimbra, funciona como restaurante e bar e tanto pode estar vazio como cheio de estudantes e docentes a conviver, estudar ou trabalhar.
Local com preços acessíveis e com excelentes vistas sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Rio Mondego, está aberto das 8h30 às 23h30.
Morada: Rua Couraça de Lisboa, 30, Coimbra.
Contacto: 239 822 483
6. Esplanadas das Docas
Popularmente assim designadas, situam-se nas margens do rio Mondego, no Parque Verde da Cidade.
Na realidade são um conjunto de restaurantes/bares e uma gelataria todos possuidores de esplanadas construídas numa plataforma de madeira sobre as águas do rio Mondego.
A presença da água, dos patos e outras aves, da paisagem da margem esquerda do Mondego e de um enorme e fotogénico urso verde, fazem destas esplanadas um excelente local para um petisco, um café ou um gelado.
Morada: Parque Verde do Mondego
7. Café Santa Cruz
Celebra, em 2022, 99 anos de existência. Em tempos idos, já foi restaurante e, numa cidade dividida entre estudantes e futricas, foi poiso obrigatório para os segundos. Também nas rivalidades futebolísticas entre unionistas e academistas, foi refúgio dos primeiros, enquanto os segundos frequentavam, sobretudo, o Arcádia, entretanto encerrado.
Situado na antiga Igreja de S. João de Santa Cruz, é considerado monumento nacional, dado situar-se num edifício de estilo manuelino, resultante da grande reforma reconstrutiva do Mosteiro de Santa Cruz mandada executar pelo rei D. Manuel I, no início do século XVI.
Nele se pode comer um Crúzio (pastel) de excelente confecção e ouvir, todos os dias pelas 18 e 22 horas, canção/fado de Coimbra tocado ao vivo.
A sua esplanada, numa zona mais alta da Praça 8 de maio, permite ter uma perspetiva espetacular da praça e da Igreja de Santa Cruz.
Morada: Praça 8 de maio, Coimbra.
Contacto: 239 833 617
8. Pastelaria Briosa
Situada na principal zona pedonal de Coimbra, destaca-se pelo café, doçaria conventual e excelente esplanada, com vistas para o Largo da Portagem e para Santa Clara.
É costume ver os turistas fotografarem os muitos pastéis expostos nas suas montras, particularmente os enormes Suspiros feitos com claras de ovos e açúcar.
Morada: Largo da Portagem, Coimbra
Contacto: 239 821 617