Restaurantes em Coimbra Abertos ao Domingo

Onde comer ao domingo em Coimbra? Veja os melhores restaurantes

Apesar de ser conhecida pela sua Universidade histórica, Coimbra e o seu distrito têm também várias atrações gastronómica e percorrer alguns quilómetros pode ser bem compensador. Veja a nossa seleção dos melhores restaurantes abertos ao domingo, em Coimbra e arredores: carne, peixe e vegetarianos.

1. Restaurante Arcadas, em Coimbra

Assim chamado porque o restaurante fica nas antigas arcadas da Capela da Quinta das Lágrimas, hoje um Hotel de charme, local onde fica a famosa Fonte dos Amores de Pedro e Inês.

Numa cozinha onde o Chef Vítor Dias dá largas à sua criatividade propondo-nos “Sopa de peixe à nossa maneira”, “Rabo de boi estufado em vinho da Bairrada com trufa preta” e “Leite-creme queimado com gelado de tomilho e crocante de sementes”, para além dos Menus “Arcadas” e “Lágrimas” é sempre um deleite comer.

Preço: $$$

Morada: Hotel da quinta das Lágrimas, Rua António Augusto Gonçalves, Coimbra

Contacto: 239 802 380

2. Restaurante Sete, em Coimbra

Situado mesmo ao lado da Igreja de Santa Cruz, é um dos melhores locais para comer em Coimbra.

O Chef Dionísio propõe um conjunto de sete entradas, sete pratos de peixe, sete pratos de carne e sete sobremesas.

Destaco as “Sardinhas crocantes, o seu arroz com cebolinhas assadas” e “Chambão de borrego em vinho tinto com puré de castanhas” e o “Carpaccio de ananás com gelado de coco”.

Preço: $$

Morada: Rua Martins de Carvalho, 10, Coimbra.

Contacto: : 239 060 062

3. Taberna Casa Costa

O restaurante Taberna Casa Costa, em Coimbra, passou por várias gerações da mesma família, sempre com um Costa atrás do balcão. É, para os estudantes, local obrigatório de passagem para beber um traçadinho que, diz quem sabe, é o melhor da cidade.

O “Cozido à portuguesa”, as “Sardinhas fritas”, as “Moelas”, as “Iscas de fígado”, o “Bacalhau com natas”, a “Chanfana”, o “Arroz de pato” e outros petiscos, deixam-nos com vontade de voltar.

Preço: $

Morada: Rua Filipe Simões, 3, Coimbra.

Contacto: 239 717 739

4. Restaurante o “Burgo”, na Lousã

Junto ao Castelo da Lousã (a 3 km da vila) e a uma espetacular praia fluvial encaixada num vale da Serra da Lousã, fica o restaurante o Burgo, onde se pode degustar a melhor gastronomia da região, ao mesmo tempo que se aprecia uma paisagem de corar a respiração.

Neste acolhedor restaurante típico português poderá provar o “Cozido do Talasnal servido na broa”, os “Sarriscos da matança” e o “Cabrito no alguidar”, pratos emblemáticos a que se acrescenta o “Javali com castanhas” e o “Veado com tortulhos”. Quanto às sobremesas, têm o requeijão com doce de abóbora, delicioso! Caso seja mesmo guloso, mande vir o “Pijama” e pode deliciar-se com várias sobremesas diferentes. A dificuldade é eleger a melhor.

No final da refeição, sempre pode aproveitar para visitar a Ermida da Senhora da Piedade ou, se for mais corajoso, subir a serra a pé até ao Talasnal ou ao Casal Novo.

Preço: $$

Morada: N.ª Sra. da Piedade Castelo da Lousã, Lousã.

Contacto: 239 991 162

5. Restaurante “O Escondidinho” ou “O Ti’Aristides”, em Cavaleiros

Neste restaurante familiar, com aspeto de café de aldeia, esconde-se um dos mais bem guardados segredos dos arredores de Coimbra. Curiosamente a casa é conhecida, para além da excelente e farta comida, pelo facto de ter dois nomes: Escondidinho e Ti’Aristides.

Depois de umas fartas entradas que incluem presunto, paio, queijos, doce de abóbora (para o requeijão) e pedacinhos de carnes e enchidos grelhados, para quem ainda tiver fome, vem a prova de fogo que pode passar por uma “Sopa de Pedra”, uma “Orelha de elefante” (costeleta de vitela que pode, em alguns casos, pesar mais de 3kg), carnes várias grelhadas (não deixem de provar as lercas e os lombelos de vaca ou os secretos de porco), “Negalhos”, “Pato no forno com laranja e arroz de miúdos”, “Polvo com batata a murro”, bacalhau com batata a murro” e mais uma série de outras iguarias.

Comida farta e bem confecionada servida num ambiente familiar. Pena a sala, quando está cheia, ser um pouco barulhenta.

Preço: $

Morada: Rua Principal n. 15, Cavaleiros, Mealhada

Contacto: 239 913 612

6. Restaurante “O Telheiro”, em Soure

Quando se pensa em marisco, pensa-se em mar e praia.

É, por isso, estranho que, numa pequena aldeia (S. José do Pinheiro) a 3 km de Soure, se encontre uma marisqueira onde se come do melhor marisco que se pode encontrar em Portugal e por um preço que não nos obriga a fazer um empréstimo bancário.

Falamos da Marisqueira o Telheiro, onde o marisco é óptimo e a um preço aceitável. Destaque para a sapateira, os camarões, as amêijoas, os berbigões, entre outros crustáceos e bivalves. A cerveja servida em copos gelados é de beber e chorar por mais.

Quando entrar não se assuste, pois o espaço não deixa transparecer a qualidade do local.

Preço: $$

MORADA:

CONTACTO: 239 502 596

Morada: Caminho Municipal, 1117, S. José do Pinheiro, Soure

Contacto: 239 502 596

7. Restaurante “Mar à Vista”, em Buarcos, Figueira da Foz

Se não gosta de “Sardinhas assadas” pode parar a leitura por aqui, uma vez que o restaurante “Mar à Vista” apenas serve sardinhas assadas e respetivo acompanhamento. À semelhança da máxima de Henry Ford, pode escolher o que quiser para comer, desde que seja sardinha.

Restaurante simples, com uma esplanada com vista para o mar e a cidade da Figueira da Foz, vale bem a pena a deslocação para quem gosta de sardinha.

O preço é fixo e inclui tudo o que conseguir comer, menos a bebida que é paga à parte.

Morada: Rua Carlos Alberto Pinto Abreu, 4, Coimbra

Contacto: 910 822 721

8. Restaurante Mugasa, em Sangalhos

Se gosta de comer leitão, este é um sítio imperdível.

Comece pelas “Iscas” ou pela “Cabidela de Leitão”, passe depois pelo tradicional “Leitão Assado” e termine com uma “Aletria” e tem o dia ganho. Acredite que vale a pena ir um pouco além da Mealhada (para quem vem de sul) e procurar esta casa.

NOTA: Na antiga casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra, abriu um espaço de petiscos que vale a pena visitar. Servem-se aí umas excelentes “Sandes de Leitão” (e não só!), com o bácoro a ser trazido, várias vezes por dia, do restaurante Mugasa.

Preço: $$$

Morada: Largo da Feira, Sangalhos

Contacto: 234 741 061

9. Restaurante As Medas/Casa dos Frangos, Medas

Se gosta de frango de churrasco, esta deve ser a sua escolha.

Situado na antiga Estrada da Beira, perto de Vila Nova de Poiares, vale bem a visita se a sua preferência tiver a ver com pratos de frango. Há que afirme, comer-se aqui o melhor frango de churrasco de Portugal. Comece por uma “Canja”, siga para um “Arroz de Cabidela” e termine com um excelente “Frango de Churrasco”. Se não gosta de frango, pode optar pela “Chanfana” que é ótima.

Preço: $

Morada: Estrada Nacional 17 – Medas, Vila Nova de Poiares

Contacto: 239 421 253

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *